quarta-feira, 5 de junho de 2013


LEITURA: PORTAS ABERTAS À TRANSFORMAÇÃO
 
A leitura é um portal que se abre e tudo é leitura. Leitura de mundo, de imagens, de comportamentos, de regras e... de livros. Uma leitura completa a outra. Nosso conhecimento de mundo amplia o entendimento do que lemos e o que lemos completa nossa visão, ação e reflexão sobre o mundo. Só me sinto completa quando leio. Ao realizar uma leitura vejo que estou aprendendo muito e quando a concluo noto que ainda não sei nada!

Uma leitura que lembro bem é a do meu livro preferido Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, enquanto lia me sentia extasiada com tudo, querendo chegar ao fim e ao mesmo tempo desejando que demorasse uma eternidade para me deleitar ainda mais. Quando terminei me senti diferente, não sei como, só sei que, de repente, não era mais a mesma.

Antes dessa experiência já tinha lido muitos livros, mas depois passei a ler mais ainda. Meu gosto também mudou, comecei a gostar mais dos clássicos, enxergando melhor não só a história, mas o estilo do autor e o período histórico em que o livro foi escrito.
 
           Tento passar isso aos meus alunos, sei que já consegui com alguns, mas muitos ainda torcem o nariz para os livros.  Tentar fazer com que tomem gosto pela leitura é o que posso de melhor dar a eles. Incentivo que leiam tudo e qualquer coisa que lhes agrade. Não existe leitura certa ou errada. Existe LEITURA e o prazer que ela nos proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário