quarta-feira, 5 de junho de 2013

MEMÓRIAS: LEITURA E ESCRITA

Todo mundo tem uma recordação na vida. Aqui, vou recordar momentos que me remetem aos primeiros contatos com a leitura e com a escrita. Sei que já faz muito tempo, mas é bom quando certas cenas aparecem em nossa mente. Devemos repassar a alguém.
Primeiramente, quero falar de momentos que passei, quando era criança, lá no jardim. Tive uma professora de nome Elizabete. Lembro perfeitamente que nós fazíamos um círculo, sentados no chão, enquanto ela contava histórias. Ela nos mostrava as gravuras e lia, enfatizando as partes mais emocionantes e fazendo algumas perguntas a respeito.
Outra lembrança me vem à cabeça. È da minha mãe. Ela me contava histórias enquanto desenhava. Assim, eu percebia que tudo que ela contava tinha começo, meio e fim. Já mais tarde, anos depois, eu mexia nos livros que tínhamos na estante. Era uma coleção de livros com temas diversos, mas eu adorava o volume que tinha histórias.
Nessa época, eu não era alfabetizada, mas inventava as histórias quando olhava as figuras nesse volume e verbalizava tudo o que via.
Já com a escrita, fui conhecê-la propriamente na escola primária com a cartilha Caminho Suave. Além disso, a professora aplicava várias atividades envolvendo palavras.
Assim, foi o meu contato com a leitura e com a escrita. Tudo está guardado na memória para que sirva a alguém como um simples exemplo.

                                                                                                                     Por: Adriana Dias de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário